Silvania Mendonça Almeida
O QUE É COMUNICAR ?
• Ser informativo na medida certa (objetividade, concisão , economia verbal)
• Persuadir – convencer, conquistar a atenção do receptor
• Tornar o pensamento comum para o receptor
• Conseguir transmitir mensagens eficazes
• Produzir uma resposta no receptor
• Interação – troca de informações
• Escolher o veículo de comunicação adequado ao contexto
• Adaptar sua linguagem ao repertório do receptor
CARACTERÍSTICAS DO MODERNO TEXTO EMPRESARIAL
• concisão
• objetividade
• clareza
• coerência
• coesão
• correção gramatical
• linguagem simples e formal
• persuasão
• informatividade
• Com quem você vai comunicar-se? Quem é? Que tipo de pessoa ela é? Qual o repertório deste receptor?
• O que você quer dizer? A mensagem está clara em sua própria mente? Você ainda tem pormenores para verificar?
• Como você está transmitindo as informações? Sua abordagem está correta? Você está usando as palavras adequadas às circunstâncias?
• Como você se certifica de que conseguiu convencer o receptor? Que informações você quer para a confirmação?
• Prestar atenção às palavras escritas e faladas de outras pessoas. Usar, portanto, o vocabulário das pessoas com quem você quer comunicar-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário