Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

OPINIÃO SOBRE O CURSO DE DIREITO EAD

Primeiramente gostaria de informar que o Ensino a Distância é regulamentado pelo DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005 e que permite a utilização de EAD em todo nível superior (incluido Mestrado e Doutorado) , com relação aos cursos de Direito vide o Art. 23 :




"Art. 23. A criação e autorização de cursos de graduação a distância deverão ser submetidas, previamente, à manifestação do:

I - Conselho Nacional de Saúde, no caso dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia;

ou

II - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso dos cursos de Direito.



Parágrafo único. A manifestação dos conselhos citados nos incisos I e II, consideradas as especificidades da modalidade de educação a distância, terá procedimento análogo ao utilizado para os cursos ou programas presenciais nessas áreas, nos termos da legislação vigente. "





Portanto perfeitamente possível e legal, basta as escolas se habilitarem ...





Agora falando do ponto de vista Técnico..., as Tecnologias de Informação e Comunicação, hoje permitem cursos extremamente eficientes em todos os níveis, mas principalmente no ensino superior e notadamente na pós-graduação.



O perfil geral do estudante EAD é o de pessoas amadurecidas (geralmente profissionais buscando educação continuada), motivadas, tecnologicamente desembaraçadas e acima de tudo disciplinadas... , nos países desenvolvidos (onde EAD no Ensino Superior é realidade há décadas) ser possuidor de um diploma obtido a distância é inclusive um diferencial cobiçado, pois indica que o portador possui todas as qualidades já citadas no perfil.



Portanto, Direito (assim como a imensa maioria das formações Universitárias) é perfeitamente passivel de ser cursado na modalidade (e com grande aproveitamento), mas é importante lembrar, que um curso a distância para ser eficiente precisa ter um desenho instrucional adequado e ser ministrado por uma instituição com excelência na modalidade.



Eu particularmente não acho as aulas via satélite em telões o tipo de EAD que funcione muito bem..., mas os cursos online assíncronos , são perfeitos..., evitam deslocamentos, o aluno faz seu horário e estuda de onde quiser, a interatividade aluno/aluno/professor é alta e sem "conversas paralelas", a Aprendizagem Colaborativa em Rede faz com que as experiências pessoais e conhecimentos sejam bem socializados , o material didático é eficiente, atualizado e multimídia; a avaliação é constante e pragmática, a tutoria é atenciosa e acessível .



De qualquer forma, ainda é possível mesclar os "estilos" online , semi-presencial e "presencial conectado" (telão) .



Entre as argumentações falaciosas de quem se coloca contra a EAD (geralmente por falta de conhecimento do que é a moderna EAD) , é recorrente a tal "falta de olho no olho ou contato humano", associação automática de EAD com baixa qualidade de ensino, que a avaliação é fraudável, ou que nem todos tem acesso à tecnologia..., mas basta fazer uma pesquisa com quem fez cursos (geralmente de pós) a distância e uma rápida olhada na quantidade de instituições de renome que estão aderindo à EAD, para perceber que não é mais possível associar Ensino a Distância sério com má qualidade... é o Século XXI que chegou . No Brasil já passa de meio milhão o número de pessoas que se matricularam em cursos superiores a distância... .
Mas o desconhecimento (pai de todos os preconceitos) ainda faz com que algumas pessoas assumam publicamente uma posição reacionária e completamente intempestiva com relação a EAD .


"Tristes tempos, onde é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" (Albert Einsten) .
 
 
 
Analista de Sistemas, Professor Universitário com Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília e também Técnico Judiciário do quadro efetivo.



Juarez C.da Silva Jr.


23/12/2007 10:09